Assembléia realiza sessão solene em homenagem a Caminhada da Fraternidade
O deputado Firmino Filho presidiu na quinta-feira, 28/04, sessão solene solicitada por ele para homenagear os 16 anos da Caminhada da Fraternidade, realizada anualmente pela Ação Social Arquidiocesana da Arquidiocese de Teresina que tem como objetivo despertar a solidariedade das pessoas que sofrem, combater o preconceito contra e arrecadar fundos para auxiliar na manutenção de serviços da ASA. Na oportunidade, também foi feita uma homenagem à Campanha da Fraternidade 2011 que chama as pessoas para a reflexão de um tema que preocupa a sociedade que é a vida no planeta. O lema da CF 2011 é “A criação geme em dores de parto”.
Ao abrir a sessão, Firmino Filho justificou o evento relatando a importância da Campanha da Fraternidade para a reflexão de problemas que preocupam a sociedade. Ele lembrou que a Assembléia busca demonstrar a vontade do povo piauiense de participar desse processo de mudança e de solidariedade. O parlamentar discorreu sobre a relação entre o desenvolvimento e os valores sociais. “Nós queremos uma sociedade que tenha cada vez mais progresso, mas que tenha também cada vez mais valores”, explicou. Ele também desejou vida longa à Caminhada da Fraternidade.
Compuseram a mesa solene da sessão especial o Arcebispo Metropolitano de Teresina, dom Sérgio da Rocha e o padre Tony Batista, vigário geral da Arquidiocese de Teresina e coordenador da Caminhada da Fraternidade, o diácono Epifânio Barbosa, representando a coordenação da campanha da Fraternidade do Piauí, dentre outros párocos.
O padre Tony Batista, idealizador e coordenador da Caminhada da Fraternidade, agradeceu a homenagem. Ele lembrou que a Assembléia Legislativa fica onde antes era um seminário. Lamentou a poluição do Rio Poty, onde antes tomava banho. “Vale a pena discutir esse assunto”, lembrou. Ele falou da Caminhada da Fraternidade, agradeceu a homenagem e convidou os deputados a participarem do evento.
O arcebispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, expressou gratidão pela sessão solene e parabenizou a Assembléia pela iniciativa. “A campanha da Fraternidade discute temas da sociedade brasileira, destacando a cada ano a prática do amor fraterno e da solidariedade em cada nível”. Revelou. E disse que o tema desse ano é uma necessidade urgente. “Queremos contribuir para reflexão sobre as condições climáticas e para a mobilização da sociedade na busca de soluções para melhorar a vida no planeta”, salientou.
Ele disse ainda que a homenagem é uma sinalização de que os deputados piauienses estão preocupados com a questão e que a sessão é uma forma de contribuírem com a igreja e com a sociedade juntando-se a elas na preocupação com o tema e conclamou todos a assumirem a campanha e a caminhada da fraternidade.
Além de Firmino Filho, autor do requerimento que originou a sessão especial, também estiveram presentes no Plenário os deputados Ismar Marques, Flávio Nogueira, Kleber Eulálio, Tadeu Maia, Margareth Coelho, Lisiê Coelho, Marden Meneses, Fábio Novo, Hélio Isaias, Luciano Nunes, Gustavo Neiva, João de Deus e Merlong Solano, que está licenciado exercendo o cargo de Secretário.
(fonte: Ascom Paelamentar / Editor: Pires de Sabóia)