Reflexão com padre Jardel Moreira
NASCER PARA SANTIDADE
Vivemos a solenidade de Todos os Santos! E são tantos que receberam essa plenitude. Uma data que motiva e propõe que sejamos também. Mas não só pela admiração ou sugestão! Deve ser pelo desejo! Sentimento, prazer e alegria são algumas vias em viver essa graça!
E por que sermos santos? A resposta mais simples e lógica seria: porque somos filhos do Santo dos santos! Porém, ainda no intuito de responder podemos pensar da seguinte forma: viemos ao mundo para viver pela obra criadora de Deus e fazer a Sua vontade. No entanto, o objetivo não seria apenas esse, tendo em vista, que ainda não seria o suficiente quando fossemos imaginar o nosso futuro. Nascemos, sobretudo, para a santidade. Na Sagrada Escritura são vários os meios de como o Senhor nos chama para viver tamanho privilégio. Começamos dizendo que santo mesmo, de verdade, é aquele que vive como um autêntico filho de Deus. Que honra e segue o Mestre Jesus pelo próprio batismo. É santo, quem vive uma vida pelos sacramentos e os corresponde, evangelicamente.
Não podemos imaginar um ser santo como alguém com super poderes e vemos voando ou chamando à atenção por fazer obras sobrenaturais! A santidade brota, também, da humanidade de cada um que crê e se converte, basta lembrar dos santos que homenageamos. Vale lembrar que a santidade não é exclusiva para uns poucos, para grupos ou guetos. O Senhor chama a todos para esta vida divina! E o desejo de Deus é que nenhum se perca! (Mt 18, 1-5). Por isso, eis a nossa maior vocação: sermos santos.
Vivamos a santidade radicada em nossas realidades desafiadoras. Aprendendo a ser cada vez mais cristãos e acolhendo os sinais de Deus tão presentes na nossa história! Subamos ao monte do qual o Senhor nas bem aventuranças nos faz acreditar que seu poder salvador e santificador nos envolve. E além disso, tomemos cada vez mais os nossos referenciais de santidade, os nossos santos patronos. Seria muito bom olhar mais profundamente sobre suas vidas e identificar o que mais os tornou santos.
Sede santos: eis a vontade de Deus e a nossa!
Padre Jardel Moreira